HÁ SEMPRE UM LIVRO...à nossa espera!

Blog sobre todos os livros que eu conseguir ler! Aqui, podem procurar um livro, ler a minha opinião ou, se quiserem, deixar apenas a vossa opinião sobre algum destes livros que já tenham lido. Podem, simplesmente, sugerir um livro para que eu o leia! Fico à espera das V. sugestões e comentários! Agradeço a V. estimada visita. Boas leituras!

My Photo
Name:
Location: Norte, Portugal

Bibliomaníaca e melómana. O resto terão de descobrir por vocês!

Monday, June 07, 2010

"Uma Deusa na Bruma" de João Aguiar (ASA)

em jeito de homenagem...



Um romance histórico, passado em terras do Litoral Norte português, e uma escrita acessível, cativante. Para todas as idades.





Este é um livro que nos transporta para terras da Póvoa de Varzim, mais concretamente, na Cividade de Terroso, fazendo-nos recuar na Máquina do Tempo até ao séc.II A. C. A acção abrange a zona sul da antiga Calécia (entre Douro-e-Minho), ao longo da qual encontramos referência a personagens históricas como Viriato e Décimo Júnio Bruto.





João Aguiar mostra-nos a possibilidade de observarmos o quotidiano dos habitantes de Tarróbriga (Terroso), as suas relações comerciais e o respectivo sistema de estratificação social, assim como o papel das mulheres na sociedade da época, os conflitos e as rivalidades com as povoações vizinhas e, sobretudo, a religião e respectivos rituais, num estilo fluido e absorvente.





Uma Deusa na Bruma é uma obra que, para além de possuir o encantamento e a magia dos romances celtas de Marion Zimmer Bradley, nos permite visualizar a forma como a cultura dos povos pré-romanos da Península Ibérica colide com a chegada das Legiões de Bruto.





João Aguiar mostra aos leitores o legado ancestral que nos foi deixado por duas civilizações rivais, que coexistiram na mesma época e no mesmo território.





Um contributo que segundo o Autor, é igualmente válido e determinante, tanto do lado roamno como do lado lusitano:





...pela parte que me toca, o meu interesse afectivo reparte-se, igualmente, pelos dois mundos que, há mais de dois mil anos, se defrontaram em toda a Península Ibérica. Precisámos de ambos e de muitos outros, para sermos o que somos.





A não perder. Para ir de férias numa viagem no tempo.








Cláudia de Sousa Dias

Labels:

9 Comments:

Blogger Ana said...

uma homenagem merecida, e um livro extraordinário :)

10:09 AM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Lê-se muito bem, está bem escrito e é aconselhável em idade e época escolar.


csd

10:26 AM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

um grande amigo meu....:(


:)

obrigada.


menina.uinda.

4:09 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Obrigada, Isabel sempre querida.


csd

1:20 PM  
Blogger JFDourado said...

Gosto muito dos livros de João Aguiar. Este é um dos meus preferidos e tem a particularidade de se passar na Cividade de Terroso, que fica a uns 4, 5 quilómetros de minha casa. :)

5:37 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

é uma leitura muito agradável, sim...


csd

7:08 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Pois é, Ana; Isabel e Dourado...tenho é muita pena de não ter chegado a conhecê-lo...


csd

11:29 AM  
Blogger Totoia said...

Fiquei muito triste como esta perda tão precoce. Li toda a obra, para adultos do João Aguiar, tenho pena que seja tão pouco conhecido do grande público.

2:11 AM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

a mim falta-me ler mais livros dele.


São bons para as férias...


csd

10:55 AM  

Post a Comment

<< Home